A médica brasileira de dermatologia Mônica Fizsbaum responde às leitoras da Marie Claire no site da revista.

Fazer depilação com cera pode deixar a minha pele flácida? Devo evitar as regiões sensíveis como sobrancelha e virilha? – Aline Rosembaum, de Curitiba (PR).

Fazer depilação com cera quente ou fria não contribui de forma marcante para flacidez da pele. O método traz, no entanto, outros malefícios, pelo simples fato de tirar um anexo natural e importante para a pele. É um mal do qual não podemos nos livrar, já que socialmente os pelos são inaceitáveis.

Sugiro então que você opte pelos métodos menos agressivos possíveis. Parece contraditório, mas a raspagem dos pelos é uma opção melhor que a cera nesse sentido, pois não mexe com os folículos dos pelos. O método traz a sensação de fazer engrossam os fios, mas isto só ocorre porque eles são cortados na transversal e ficam ásperos ao toque. Atualmente, a forma mais segura de depilação é a que utiliza tecnologia a laser ou Luz Pulsada Intensa, que tem se popularizado e abaixado os preços.

Se você não conseguir trocar a cera por um desses dois métodos, evite áreas muito sensíveis ou o uso da cera muito quente.