Nestes últimos anos cresceu vertiginosamente o número de mulheres que recorrem à cirurgia estética. O mesmo fenómeno se produziu em relação aos homens, cuja vida activa e dinâmica lhes exige uma imagem cada vez melhor. A mentalidade do homem revolucionou toda a sua imagem.

As exigências da pele masculina

Substancialmente, são as mesmas da pele feminina (hidratação e protecção solar), no entanto requerem produtos estudados especificamente. A pele deve reflectir o seu interior, ser uma amostra da boa saúde e dar imagem de uma pessoa que se sabe cuidar. Para isso há alguns cuidados a ter:

1. Não agredir
A maioria dos problemas de que se queixam os homens podem-se atribuir à utilização de produtos demasiado agressivos. Por este motivo, é muito importante recomendar um produto de limpeza delicado que não elimine a camada lipídica cutânea protectora e uma espuma não adstringente para o barbear.

2. Restaurar
Pelo facto da pele masculina sofrer a agressão diária do barbear, é importante restaurá-la, proporcionando substâncias hidratantes e cicatrizantes.

3. Estimular a pele
A pele masculina está submetida a contínuas agressões. Manter uma boa hidratação e prevenir o ataque dos radicais livres são precauções importantes e a melhor maneira de conservar a pele.

4. Proteger do sol
Também os homens têm que se proteger com um produto solar de boa qualidade para prevenir o envelhecimento cutâneo.

5. Utilizar produtos adequados
Os produtos para a pele masculina devem ter em conta o facto de ser uma pele mais gordurosa, por este motivo os produtos têm como função proporcionar uma textura ligeiramente mate para evitar que a pele brilhe.

A pele do homem jovem é mais espessa, densa, elástica e firme que a das mlheres da mesma idade. As diferenças tendem a acentuar-se ao longo do tempo.

O barbear é um factor agressivo importante que faz diminuir a barreira cutânea. A testosterona impede que a pele se regenere correctamente e favorece as irritações. Convém então ajudar a pele a regenerar-se reforçando a sua função de barreira.

A pele do homem, como é mais gordurosa, é por isso mais vulnerável à oxidação e aos radicais livres.

Os homens têm uma circulação cutânea mais activa, numa pele que resiste menos ao calor e que transpira mais e com maior rapidez. Estes aspectos justificam a necessidades de produtos com texturas frescas, ligeiras e isentas de gordura.

Relaxação facial

É um tratamento facial idóneo para homens com um ritmo de vida vertiginoso mas que desejam solucionar dois dos principais problemas que os afectam: as bolsas e o rosto cansado. Objectivos:

  • Colmatar os sinais de fadiga acumulada;
  • Recuperar energia para compensar o desgaste diário
  • Relaxação e bem-estar


Relaxação corporal

Para o corpo propõe-se uma massagem corporal extremamente relaxante que se realiza com pedras minerais e óleos essenciais.

Objectivos:

  • Relaxar musculatura corporal e stress mental
  • Aliviar tensões acumuladas


Indicado para:

  • Homens exigentes que procuram algo alternativo
  • Relaxar corpo e mente em épocas de muita tensão


Eles e a depilação

Os tabus relacionados com a virilidade natural caem pouco a pouco, sobretudo nos mais jovens. Assim, o pêlo que tinha uma referência de rivalidade, tem agora uma conotação negativa.

A depilação converte-se progressivamente numa norma em homens com menos de 30 anos e é praticada por:

  • Desportistas
  • Homens de pilosidade abundante


3 motivações principais:

  • Higiene, para limitar odores da transpiração aumentados pelo pêlo
  • Estética, para não se submeterem a críticas dos outros, valorizar o próprio corpo e ver os resultados dos esforços realizados
  • Bem-estar e equilíbrio ao nível do corpo e da mente e seduzir, libertando-se de complexos.

in Carla Moreira