Bruno Santos tem 30 anos e vai na terceira sessão de depilação com luz pulsada, no centro Não + Pêlo de Telheiras. Começou por recorrer à cera há cinco anos, mas agora rendeu-se ao conforto e alegada durabilidade da técnica que promete exterminar os pelos de forma progressiva. O professor e investigador é um dos muitos homens que estão a contribuir para o crescimento dos centros de fotodepilação, que representam também a área de negócio em sistema de franchising que mais prospera.

De acordo com o Instituto de Informação em Franchising (IIF), no final de 2009 havia 300 espaços dedicados à estética. Esses espaços eram operados por 35 marcas (de um total das 524 marcas em regime de franchising em Portugal), entre as que fazem apenas fotodepilação e as que abrangem também outros tratamentos de beleza.

O número de centros a funcionar neste regime aumentou 5,2% em 2009, contra o aumento de 2,7% em 2008. Segundo Andreia Jotta, diretora do IIF, dados preliminares relativos ao primeiro semestre - que serão divulgados oficialmente em outubro - indicam que neste período o número de insígnias dedicadas à beleza ascende a 50, mais 15 do que no ano passado. "Face a 2008, este subsector cresceu mais de 50%, o que representa quase mais 100 unidades a operar", revela.

PELOS À LUPA

1 milhão de euros foi o volume de negócios da DepilConcept em 2009, para um total de 6,4 milhões de euros alcançados pelo grupo BodyConcept. Em 2009, a Não + Pêlo faturou 7 milhões de euros e este ano espera chegar aos 12 milhões de euros. A Clínica do Pêlo não divulga números

30% é a percentagem de homens entre os clientes da Não + Pêlo e da DepilConcept que fazem fotodepilação. Na Clínica do Pêlo, a proporção é 20%

in Expresso

Enquanto o interesse dos homens pela depilação a luz pulsada cresce, os centros de estética vão facturando cada vez mais. Estes são tratamentos caros, de cerca de 30 euros por tratamento e por zona do corpo. Tendo em conta que por zona do corpo se entende por exemplo uma perna, ou um braço, um tratamento de depilação definitiva apenas nas pernas ficará em 480 euros (30 x 2 x 8 sessões).

Poupe no seu tratamento de depilação definitiva investindo apenas 399 euros numa máquina com capacidade para eliminar todos os pêlos do seu corpo: RIO IPL 8000.